Meu gato, meu guru


Ter crescido quase sempre acompanhada de gatos e de momento ter três a guardar, a destruir, a casa em nada teve a ver com a compra deste livro pois encontrei-o por acaso. Quando desfolhei e vi o conteúdo comecei-me a rir sozinha e achei simplesmente adorável.

Uma ideia bem conseguida do autor que ao descrever a "vida de gato", a do seu, converte em material que se pode aplicar à vida do humano para reflectir um pouco sobre as nossas vidas.

Muitas eram as passagens do livro que tive vontade de partilhar com este ou aquela, porém como eram constantes a cada mini capítulo o melhor seria mesmo partilhar esta sugestão. Pequeno, de fácil e rápida leitura em que o humor é constante até mesmo nos desenhos! Acreditem que parte do livro foi lida cinco minutos antes de ir trabalhar, dava perfeitamente para avançar um ou dois mini capítulos e fazer um breve exame de auto-reflexão.

É um livro que se pode recomendar a todos, mesmo a aqueles que não têm a companhia destes felinos, no entanto tenho que admitir que irão ser os donos de gatos que iram tirar maior proveito. Traz um certo alívio saber que não somos os únicos humanos a servir de staff a estas criaturas exigentes e "sábias". Quem vive com gatos sabe as particulariedades deles e confirma bem tudo o que o autor enumera fazendo assim deste livro um must have na estante.

Na capa pode ler-se "aprenda a viver bem como um gato", obviamente nem tudo é para levar à letra e Stéphane Garnier vai relembrando isso. Os paralelismos são pertinentes, e úteis, trazendo igualmente humor e leveza à vida do staff em que o gato é a ponte para tal. E sim, pode-se considerar um livro motivacional e/ou de desenvolvimento pessoal em que os felídeos estão cá para nos (re)lembrar de pequenas mas grandes coisas nas nossas vidas.

No mesmo dia também encontrei Meu Cão, meu Guru  que para quem tem menos confiança com cães poderá ser interessante para os conhecer um pouco melhor, como no meu caso.

Boas leituras!



Comentários