O que é hoje a Fotografia?

Foto por Forgotten Dreams VK

Encontrei por acaso o post - A Fotografia - por mim escrito há mais de 6 anos que de tão antigo não me lembrava da sua existência. Lembro sim de o escrever com grande cuidado e prazer.

Quando algures digo que a Fotografia passou a fazer parte do nosso quotidiano sendo uma forte ferramenta de comunicação e de expressão hoje pergunto: o que é hoje a Fotogafia para vocês?

A Fotografia notoriamente faz parte de uma prática diária com o uso dos nossos smartphones. Já repararam que mais depressa saiem de casa sem porta moedas ou cartão de cidadão do que sem o vosso telemóvel? Sim, eu sei, é para estarem sempre contactáveis.

As fotografias têm menos cheiro a fotografias e a recordação pois são cada vez mais parte de um fenómeno digital. São instantâneas não (só) no sentido da rapidez do processo de obtenção mas sim pelo movimento/hábito social de tirar uma fotografia e partilhar, muitas das vezes, imediatamente.

O Instagram (a título de exemplo) é isso mesmo que acabo de descrever e virou uma aplicação de sucesso no sentido de fazer parte da vida de milhões de pessoas, e um acto frequente como muitas das nossas necessidades mas básicas e rotinas. No que respeita a marketing é uma ferramenta bem poderosa para marcas que nos últimos tempos tiveram de aprender a publicar fotografias mais apelativas e com boa iluminação. E esse melhorar das skills sem necessidade de se ser fotógrafo tem resultado muito bem tornando as feeds bastante apelativas, um verdadeiro buffet para os nossos olhos. De facto, com a tecnologia a possibilitar os telemóveis registarem fotografias com óptima qualidade, e de forma fácil, torna-se uma excelente oportunidade para as pessoas treinarem a sua habilidade para capturar um momento da melhor forma possível.

Quando no post antigo falava da Fotografia como forma de expressão, nos dias que correm e na minha opinião passa a ser a forma de transmissão/partilha de conteúdos mais utilizada, talvez pela sua rapidez em transmitir algo. Ademais analisem se a vossa audiência das redes sociais não dá maior preferência a posts com fotografias e videos breves. Quem tem vontade de ler mais que um parágrafo? Quem tem paciência para ler este texto? E admito nem sempre ter interesse para ler, ou nem sempre ter paciência/tempo para ver videos, depende dos dias mas a preferência por fastfood de conteúdos não vence.

Para mim ainda faz sentido expressar-me de duas formas, através da Escrita e da Fotografia em que cada uma tem o seu propósito e momento, mas em geral não de forma instantânea. (E aqui não conto uma terceira forma que é a do Silêncio que ficará para outra altura.)

E ao rever um post com 6 anos ainda faz mais sentido ter as minhas partilhas num espaço que não depende do instantâneo numa feed a transbordar. Ficando os conteúdos aqui produzidos e em Botheyesinfocus mais acessíveis e duradouros, eu até diria que ao longo dos anos se torna um repositório digital com cheiro a 'analógico'.

A fotografia ainda continua a ser na minha vida mais que um instante, e já perdi momentos devido a perfeccionismos. Seja como for já se perde em parte o momento assim que se tenta capturar algo pois  já foi desviada alguma atenção para o fazer. `Fotografia pode ir da arte ao instante, de um infinito de possibilidades à snapshot ou selfie.

Voltanto ao Instagram (apenas porque se falou em cima), se houve uma altura em que era mais ativa para partilhar coisas, locais ou momentos, ultimamente já me diz menos porque me interroguei: e porque tenho que partilhar tudo? Preciso mesmo? Alguém precisa que eu partilhe? É regra de etiqueta ou socialmente implícito? É preciso publicar para se estar "vivo" entre os demais, ou corro o risco de ficar esquecida? Apetece-me? Só porque é uma tendência?!

Terminando com o que originou este texto - a Fotografia - da minha parte respondo um pouco mais à questão levantada com mais perguntas: é uma forma de imortalizarem momentos diários? Um hábito/vício? Ou uma necessidade que surgiu não sabem bem de onde? É um entertenimento? É um desafio técnico que gostam de aprimorar? É arte? Uma forma de divulgação e/ou expressão? O que é a fotografia, nos dias de hoje, para vocês?

Comentários