Pausa mas avança: covid-19

crédito da imagem: 123rf

Incerteza a vários níveis é o que estamos a vivenciar ao minuto.

Ansiava por uma pausa consequência das demandas do trabalho e do lar. Há coisas às quais me dedico que, apesar de serem irrelevantes para as feeds da moda, me dão prazer realizar e são uma parte de mim que precisa de atenção e nutrição.

A uma microescala, parte das pessoas com quem contacto, suspeito ansiarem também por isso, de uma forma ou outra sufocadas com alguma coisa ou de alguma maneira... a precisarem de tempo, de mudança, de uma pausa, de uma resposta, etc..

Aqui está a oportunidade de pausa, de paragem, de re-descobrir, de re-estruturação, de descanço mental, de cultivo emocional, de crescimento pessoal e/ou espiritual, de novos projectos, de novos processos... de tudo o que já andava a chamar por ti tal como chamava por mim.

Não queria que as minhas férias/pausa ou menos dias de trabalho fossem por este motivo, bem como neste clima de incerteza, até porque estou a ter dificuldade em me abstrair das notícias e decisões de trabalho que ainda vão ser tomadas.

O fogo que consumiu o nosso país, e significantes vidas, em 2017 foi brutalmente devastador e demonstrou sermos impotentes à furia da natureza quando provocada.

Menos de três anos após ficamos a conhecer o poder da biologia na forma de um vírus, um inimigo invisível (ao olho humano), rápido e descontrolado mas que podemos e devemos travar.

Todos os anos substimamos, e relativizamos, o vírus da gripe por falta de cuidado e práticas de higiene adequadas bem como resguardo social. São vistas como meras gripes, sazonais, passíveis de recuperação apesar das altas taxas de mortalidade anuais a nível mundial. Será que vai agora [e serve para todos nós] assimilar-se a nossa pequenez e fragilidade perante o poder de um vírus, a sua ocorência e facilidade de transmissão?

Pausa.
Pára.
Entende.
Percebe.
Aprende.
Protege-te.
Respira.
Cuida-te e cuida.
Pensa.
Educa-te.
Respira de novo.
Acorda para um novo dia com outro ponto de vista.
Vive mais um dia e fortalece-te.
Não dá para "congelar o tempo" ou fazer fast-forward.
Evolui, pois o vírus enquanto micro-organismo não deixa de o fazer.

Comentários